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segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dicas de RPG: Miniaturas


Olá pessoal, faz tempo que não deixamos uma postagem com Dicas de RPG, então vamos logo acabar com esse " Faz tempo " e passar a fazer uma postagem agora.

O ponto em que queremos tocar, são as implementações ao RPG de mesa e virtual, principalmente em relação miniaturas.

Eles são muito bons para ter uma interação melhor do jogador com seu personagem, passá-lo para o físico mesmo, não só apenas rolagens de dados e músicas, mas um tabuleiro, delimitado por ambientes, onde o personagem pode ver batalhando contra um inimigo, ou negociando, ou seja, vendo suas ações.

As miniaturas online cresce muito rápido, como vemos no RRPG Firecast, Alysson implementa cada vez mais o Scene, fazendo-o cada vez mais interativo, de fácil manipulação, mas que não tire o divertimento dos jogadores e mestre.

A internet, programadores, imagens, possibilita esse crescimento fácil e rápido (Exigindo um empenho para tal), mas e o RPG de Mesa?
Sabemos que algumas miniaturas são caras, como de personagens específicos de filmes e quadrinhos, assim como mesmo não sendo personagens específicos, em grande quantidade acaba saindo um pouco caro(E o bolso pode andar meio furado agora né?). Há também a existência de mapas personalizados, grids, com cenários prontos, para o Mestre não precisar elaborar muita coisa, mas acho muito mais chamativo e atrativo a interação do mestre com o cenário, ele fazendo parte, desenhando, criando da forma em que ele vê o RPG!


Em uma época que eu jogava D&D, o mestre (Chamado Marcos) desenhava muito bem.. (E ainda desenha), então, propormos que ele desenha-se nossos personagens, inimigos importantes que enfrentasse-mos, pessoa importantes, objetos, locais. Claro que era trabalhoso, mas compensava, a gente via nossos personagens, tinha uma ideia melhor pra imaginar como era o RPG na cabeça dele e imaginar melhor na nossa.

Com isso, eu deixo com você um pequeno pacote com miniaturas de papel, isso mesmo, vocês podem imprimir e elaborar suas próprias miniaturas para seus jogos, um grid (Que é uma tabela com quadrados) para usar na locomoção e também para o cenário. O mestre pode implementar tudo, isso é só o início, ele pode desenhar no grid a vontade, pintar, colar figuras... Pode pegar outras fotos da internet ao seu gosto, imprimir em pequena escala e fazer outras miniaturas de papel.

Então convença seu Mestre a ser mais interativo com o cenário, ajude-o, e se precisar faça o material! A Taverna está aqui para ajudarmos uns aos outros nesse assunto que tantos gostamos em comum: O RPG.

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9 comentários:

  1. Parece legal, mas não sei como usar os mapas corretamente na aventura... Alguem me ensina?

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  2. Man, você usa como você imagina, tem que fazer uma conversão da sua imaginação para o mapa.
    Se é uma caverna, você diz que só podem se mover por entre tais linhas, pois a caverna é estreita..
    Você consegue!

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  3. Cada quadrado do mapa vale 1,5m no jogo, então se o personagem anda 6m, ele anda 4 quadrados.

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  4. Você pode usar algo para limitar a passagem. Exemplo: Usavamos peças de dominó para mostrar como ficava o cenário, só podiam andar nos quadrados dentro dos dominós, como se os dominós fossem as paredes, entende?

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  5. Funciona sim, você pode pegar de um RPG mais complexo como base, ou criar seu próprio sistema de movimento. No D&D pode se mover tantos metros (Quadrados) e fazer uma ação, ou mover o dobro de quadrados sem fazer ação alguma!

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  6. Olha tem uma Revista Online sobre 3d&t, chamada 3d&t² que fez uma regra muita fácil sobre miniaturas para o sistema e eu utilizo pois é bem prática. Tá aqui o link se tiver curiosidade: http://issuu.com/luisbrueh/docs/revista_3d_t_-_ed._01_-_hexagon. Se gostar da ideia, é só buscar no Google que é fácil de achá-la para download.

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