Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Dicas de RPG: Prisões

Trago para vocês um post sobre prisões e para começar todo mundo sabe que o RPG mais famoso do mundo é o D&D e as dungeons, ou masmorras no português, estão sempre muito presentes em todos os pontos e lugares, alguns cenários até mesmo focam nelas como suas grandes atrações como é o caso de Undermontain em Forgotten, mas poucos se lembram que essas dungeons servem ou serviram como prisões.
As prisões são locais que muitas vezes passam despercebidas pelo mestre, afinal qual a graça de trancafiar o grupo de heróis e ficar narrando a forma como eles definham sem acesso aos recursos básicos a vida? Realmente pensando nisso as prisões tem pouca utilidade, mas se talvez um PDM importante estivesse nela ou então os acesso a masmorra local fosse dentro de alguma cela?
As opções são muitas e ao adentrar numa prisão, o personagem se verá privado não só de sua liberdade mais também de seus itens, armas e ferramentas, dentro da prisão um jogador só pode contar com duas coisas, suas habilidades básicas e claro sua criatividade, fora isso muito pouco ou nada se encontrar a disposição.
Mas e se você esta entrando na prisão como guarda? Então você tem armas, autoridade e muitas coisas ao alcance das suas mãos, porém terá também muitos olhos vadios e sedentos por fazer o sangue de sua jugular ser espalhado por todo o chão. Tornando o lugar sombrio e perigoso.

Construindo Prisões:
Muitas de minhas campanhas tiveram como ponto de encontro, partida ou mesmo evento s aleatórios prisões, e durante esses muitos jogos acabei por descobrindo alguns pontos básicos de todo prisão e muitos motivos de cada uma das coisas existirem. São dicas para o mestre na hora de construir sua prisão.
  1. Certifique-se que exista apenas duas saídas, uma através da sala dos guardas e a outra guardada por não menos do que duas armadilhas e guardas.
  2. As portas devem ser fortes e resistentes e o buraco por onde entra a comida deve ser tão pequeno que dificilmente um rato passaria por ele sem ficar preso.
  3. A troca de guardas deve ser o momento em que a segurança é maior e não o ponto fraco na segurança, afinal esse será o momento em que haverá o dobro de segurança.
  4. Nunca deixe um estoque de bebidas ou coisas do tipo próximo a guarda. Numa prisão não é necessário existir vinho ou outras formas de embebedar um guarda, apenas água e um pouco de comida é necessário.
  5. Os corredores precisam levar a algum lugar que não seja a saída, todos eles devem levar ao mesmo ponto e será lá onde os guardas vão esperar os fugitivos, correr atrás dele pela prisão nunca é uma boa idéia.
Com essas pequenas dicas suas prisões se tornaram mais seguras e protegidas e seus fugitivos terão poucas chances de fugir e você como chefe da guarda não será executado em praça pública. Porém, se você é o prisioneiro precisará saber de algumas coisas para não ficar preso por muito tempo.
  1. Observe a rotina da guarda, descubra qual o melhor horário para o ataque.
  2. Não perca as esperanças, quanto mais tempo preso menor são suas chances. Em toda prisão existe algum preso antigo que conhece toda a rotina do lugar, converse com ele.
  3. Procure por falhar nas paredes e portas, sempre existe uma e ela será sua melhor chance.
  4. Antes de se esforçar, matar alguns guardas e ser procurado por todo o reino não deixe de verificar se os guardas estão dispostos a propina, isso é bem comum num mundo onde um pedaço de carne seca é a refeição de todo um mês de trabalho duro.
  5. Por mais estranho que seja os guardas da noite são sempre os mais vulneráveis, portanto aproveite.
E que daqui para frente suas prisões sejam mais divertidas e suas horas numa masmorra muito mais proveitosa, cheias de tentativas de fugas e pegar os fugitivos, e joga-los na solitária novamente.

Fonte: Esta Matéria foi adaptada, a matéria original está em http://www.ogoblin.com.br/

Postagens Relacionadas:

  • The Walking Dead: A Ascensão do Governador " As cidades foram abandonadas, os meios de comunicação estão inoperantes e o único som do universo são os gemidos incessantes de seres que um dia já foram humanos. Lutando para encontrar comida, armas e esconderijos seguro… Mais informações
  • The Walking Dead: O Caminho para Woodbury Elfo Ancião: * Parando brevemente a leitura * -- Cof..Cof.. Olá aventureiros! Não vi vocês chegarem, estou entretido com este livro que o Arcanios me emprestou... Elfo Ancião: -- Devo dizer que este livro é excelente.… Mais informações
  • Tormenta RPG: O Panteão AAAAAAAAAAAAACCCCOOOOORRRRDDDDDAAAA GALERA! Completando o Box de O Mundo de Arton (Já postado aqui na Taverna o suplemento O Mundo de Arton), temos O Panteão do sistema TRPG! Como já foi muito pedido por diversos cliente… Mais informações
  • HQ: The Walking Dead 03 Já estavam com saudades das HQ's? Eu também estava! KKKKKKKKK' Fazia um bom tempo que não víamos nenhuma edição aqui na nossa Taverna, mas vamos mudar isso agora! Estou trazendo a Edição 03 da HQ The Walking Dead! Como já… Mais informações
  • Old Dragon: A Tumba de Morkh Amhor " O que esperar desta Aventura? " A Tumba de Morkh Amhor é uma aventura clássica do cenário Tormenta e serviu como base para alguns pontos do cenário, como o Reino de Sambúrdia. Outro destaque é a participação dos personag… Mais informações
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Quantos mais leio essas dicas, mais vontade tenho de mestrar XD
    Vlw Arcanios, esses posts são sempre uma ótima ajuda o/

    ResponderExcluir