Páginas

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entrevista com "O Clérigo"


Olá Aventureiros!!!Recentemente, o Blog "O Clérigo" postou uma entrevista feita comigo (Elfo Ancião), estou disponibilizando a cópia da entrevista para compartilhar com vocês! Para ver a entrevista no seu link original Clique Aqui
____________________________________________________________
Muito obrigado Elfo Ancião por ter aceitado o convite para essa entrevista. Poderia falar um pouco sobre você no mundo real? Seu nome verdadeiro, profissão, idade, de onde é...
Olá Clérigo e olá a todos os nossos amigos e freqüentadores da Taverna do Elfo. Me chamo Andrey Luiz, tenho 23 anos, moro no Rio de Janeiro, sou uma pessoa calma e pacífica, trabalho como auxiliar de escritório e nas horas vagas sou escritor e narrador, gosto de jogar RPG, jogos online e curtir com amigos e familiares.

Andrey segurando sua mais nova criação: Alchemia RPG
E de onde vem o apelido que você utiliza no blog?
Meu nick (apelido) é bem antigo, tive a idéia quando comecei a jogar rpg pela internet, mas já jogava fazia muitos anos o rpg de mesa real. Eu gostava muito de elfos, mas um nick "elfo" ficava muito seco, então eu gostava de imaginar um velho elfo mago segurando um cajado, daí me veio a idéia de ser o "Elfo Ancião".

Atualmente você ainda joga RPG de mesa online? Quais programas utiliza?
Sim, atualmente eu utilizo o RRPG Firecast, pois é a ferramenta mais completa e mais legal que temos hoje no mundo virtual, o Alysson - criador do programa - dá atenção pros usuários, ajuda a resolver problemas e ele atualiza o programa baseado no que o usuário quer, isso eu não podia ver na época que usava um outro programa que não quero mencionar o nome.

Pelo visto você tem grande experiência com RPG de mesa online. Na sua opinião, quais as maiores vantagens e desvantagens entre uma campanha na mesa de madeira e na mesa online?
Bem, em uma campanha de mesa real conseguimos aproveitar a diversão do RPG em 100%, nos reunimos com os amigos, fazemos um lanche e todos se divertem, e isso é realmente esplêndido. Mas as pessoas que trabalham, que não tem como se reunir e as que têm família para cuidar e pouco tempo para jogar, não tem como aproveitar a essência do RPG, ou tem, mas raramente.

Já na campanha de mesa virtual, os amigos podem se reunir pra jogar sem nem mesmo sair de casa, é só conseguir um tempo pra se conectar e aproveitar o rpg, essa é a maior vantagem disso. Mas o rpg virtual também possui suas desvantagens, as ações e narrações que seriam realizadas em apenas alguns segundos no rpg real, são realizados muito demoradamente no rpg virtual, quando você escreve uma ação, ela pode não surtir o mesmo efeito da imaginação que você teria se isso fosse num rpg de mesa real. O que se deve aproveitar no rpg virtual são as formas de imaginar quando se escreve, utilizar sons, imagens, tudo que possa chegar próximo do rpg de mesa real.

Além do RPG possuem algum outro hobbie?
Adoro jogar jogos online, tipo CS, Combat Arms, America's army, Warcraft. Basicamente jogos de estratégia em tempo real e jogos de tiro em primeira pessoa.

Como conheceu o fantástico mundo do RPG?
Conheci o RPG através de amigos quando tinha apenas 11 anos, a princípio eu não conseguia entender muito bem as questões de regras, eu só rolava os dados quando me mandavam, sem saber quais números teria que obter. Eu gostava da parte da luta, bater, matar e pilhar, mesmo sem saber direito em que tipo de mundo estava.

Na época acho que jogamos D&D, com o passar dos anos conheci o 3d&t em seu manual vermelho, o antigão, fui fiel ao 3d&t por muitos anos mas hoje já não curto mais tanto. Gosto muito de jogar Tagmar 2, já joguei Ad&d. Outros sistemas como Gurps, Vampiro, Storyteller e alguns outros já cheguei a jogar pelo menos uma vez mas não gostei muito por isso optei por sistemas próprios.

Detalhe da capa do novo Alchemia RPG
Falando em sistemas próprios, conte-nos um pouco sobre o Alchemia RPG. De onde veio a idéia, como e quanto tempo levou para tornar a coisa concreta?
Tudo começou quando eu estava num programa de jogar rpg pela internet muito famoso, mas que hoje não é tanto. Perambulando atrás de um bom jogo acabei entrando numa mesa de 3d&t (Eu gostava muito de 3d&t), ao longo da criação das fichas percebi que os players só usavam personagens voltados ao poder, overpowers. O mestre não conseguia ter o controle das regras e isso acabou estragando o jogo. De repente me cansei um pouco de 3d&t por que era um sistema onde se podia apelar de graça.

Comecei a montar um esquema para um RPG próprio, comecei do zero, fui pensando em atributos, regras e em alguns dias fiz um esboço. Não tinha nome, então comecei a pensar em um. Acabei chegando em Alchemia RPG, assim do nada, me veio na mente. Agora o sistema tinha um nome, mas não tinha o corpo, passei um bom tempo investindo no sistema, criando detalhes, regras, classes, armas e etc.

Estava difícil continuar sozinho, então apresentei a proposta para o Rubens (Arcanios) e no início ele resistiu um pouco, mas depois aceitou ajudar. Seguimos em frente sem desistir até que montamos o primeiro manual, nossa era um perfeito lixo. Mal editado, com regras inacabadas e cada classe devia ter uns 3 ou 4 poderes inúteis. Criamos algumas salas e tentamos expandir o sistema, mas não deu muito certo.

Sistema rejeitado,fomos nós de novo pras regras. Trabalhamos por um longo período até chegar a uma nova forma de manual, depois desse ainda vieram outros manuais, alguns nem foram publicados e já foram substituídos por atualizações. Fomos comendo pelas beiradas e hoje chegamos aqui. Mas essa parte da história, ainda vou contar num futuro próximo...

Alguns jogadores tem receio de experimentar novos sistemas ou cenários de RPG. Como criador do Alchemia, o que você diria para que tais jogadores dêem uma chance ao jogo?
Nós, na posição de Jogadores e Mestres de RPG, temos que ter a mente aberta para outros sistemas, cenários e estilos de jogo. Quanto mais sistemas e cenários você conhecer, mais experiência terá para narrar e jogar campanhas inesquecíveis naquela que você gostar mais.

Pessoas que se prendem muito em certo tipo de sistema acabam vivenciando o problema que me fez desistir de jogar 3d&t, o fácil horizonte para burlar regras e ser overpower. Experimentem novos sistemas, novos cenários, se você só joga RPG medieval, tente jogar um futurista, você pode estar deixando de aproveitar muuuuito mais o RPG, e conseqüentemente, deixando de se divertir.

Como você avalia o atual cenário RPGístico nacional, principalmente em termos de publicações do gênero?
Apoiamos o RPG nacional, é uma área vasta com muitos horizontes para serem explorados. Acho que o RPG nacional tem um futuro muito promissor, é algo que o nosso país precisa investir, isso é cultura, é diversão, é sabedoria.

Trolls em Alchemia RPG
Além do Alchemia, você joga outros RPGs nacionais atualmente?
Sim, particularmente eu adoro Tagmar 2, acompanho o desenvolvimento do sistema desde sua versão 1, sempre que sai algo novo eu procuro postar no blog. Aí vai uma dica, pra quem não conhece Tagmar 2, acessa www.tagmar2.com.br

E a idéia de montar o blog partiu de quem?
Eu tinha o blog "Casa do Elfo", onde gostava de postar minhas aventuras (logs de rpgs online), com o passar dos tempos comecei a gostar de fazer postagens e fui me interessando mais pela coisa. O Blog passou a ser a "Taverna do Elfo" pouco tempo depois, mas tinha um layout horrível e muito poucos acessos. Comecei a investir tempo nele e chamei o Rubens para ajudar, ele aceitou e hoje estamos crescendo cada vez mais.

E o que os visitantes podem encontrar em seu blog, além do Alchemia?
É só puxar uma cadeira da taverna e se sentar, você será servido com os melhores downloads de manuais, livros e aventuras para vários sistemas de RPG. Além disso, você vai encontrar informações sobre o mundo do rpg virtual, novidades e muito mais.

Bem Andrey, mais uma vez obrigado pela entrevista. Acho que nossos leitores vão gostar muito e também baixar o novo Alchemia, que foi lançado mês passado. Muito sucesso com o blog e com seu sistema.

Eu que agradeço pela oportunidade caro Clérigo, você e todos os seus seguidores sempre serão bem vindos na nossa humilde Taverna. Muito obrigado também a todos os jogadores, frequentadores da Taverna do Elfo e apreciadores de Alchemia RPG. Se você, jogador ou narrador, ainda não conhece esse novo sistema nacional cheio de aventuras, entao acesse www.tavernadoelfo.blogspot.com e baixe agora mesmo, é grátis.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Então... É assim que nasçem os elfos? Interessante!
    Muito show o trabalho desse Clérigo com vossa sabsciência Elfo Ancião. Mas algo me intriga... Porque eu só consegui ler seu post na taverna hoje sendo que apareçia um link dele dos Salões de Valhalla a dias? O.o
    Mas mesmo assim valew a pena!

    ResponderExcluir
  2. Ué, que estranho, aqui tava normal desde que postei

    ResponderExcluir