Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Dicas de RPG: Montarias

Você viajou algumas centenas de quilometros à cavalo, sem muito descanso, sem um banho decente e sem uma alimentação apropriada. Quando chega em uma cidade a primeira coisa que 9 entre 10 aventureiros procuram é uma taverna. E o que eles fazem com o cavalo? Simplesmente os deixam amarrados do lado de fora enquanto se divertem a noite toda. Então este post é feito justamente para se dar um pouco mais de valor à suas montarias, aqueles que sempre o acompanham e muitas vezes você o esquece.
Um cavalo, como ser vivo, precisa de quase tudo o que um ser humano precisa. Uma boa alimentação, água, descanso e talvez algumas regalias como uma bom banho e escovação e é claro, ferraduras.. Então porque é raro alguém se preocupar com sua montaria.
Acredito que depois uma viagem com seu cavalo, os jogadores deveriam se preocupar em pagar algumas moedas para que alguém tratasse de sua montaria. Acredito que seja comum que estalagem tivessem um espaço reservado para cavalos, onde, a um preço razoável, seu cavalo seria bem tratado. Deveria até ser comum ter alguns garotos na porta de estalagens perguntando a toda a pessoa que chegasse à cavalo: ‘Tio, Tio, quer que eu dê um trato no seu animal?’ Assim com uma ou duas moedas, além dos custos normais, você teria alguém que cuidaria de seu animal e não o deixaria abandona na porta da estalagem com fome, sede e fedendo, ao contrário, do que você está fazendo lá dentro.
É claro que muitos jogadores devem ficar com receio em deixar seus cavalos, que podem ser até mais caros que armas, nas mãos de um garoto que nunca viram na vida. Mas se eles não quiserem tratar suas montarias, pode ser que seu animal caia com o cansaço, ou até mesmo se recuse a andar mais com esse dono tão desleixado. Assim com o tempo os jogadores vão ver que é importante um bom tratamento a suas montarias.
O preço já algo difícil de se definir, ainda mais que irá variar dependendo do tipo de tratamento oferecido ao animal. Mas acredito que o custo mais básico, que incluiria uma boa alimentação, um banho, escovação e lugar quentinho nos estábulos para ele pernoitar, poderia custar algo em torno de 10 à 20$. Claro que este valor será muito maior em estalagens que oferecem tratamentos melhores.
Mas também não se esquece que você tem que ferrar seu cavalo. Com duas semanas de uso, as ferraduras do cavalo já começam a cair e o não uso delas pode ferir o casco e a pata do animal. Então que tal gastar umas 5$ pra ferrar as quatro patas do animal. Talvez mais por ferraduras que possam durar mais tempo.
Porém as dicas acima foram pensadas para cavalos. Mas em mundos de fantasia medieval é possível ter montarias que exijam tratamento especial. Se você quiser usar um warg como montaria vai ter que gastar um bom dinheiro comprando carne para ele e deixando-o em um lugar seguro onde ele não faça mal a outras montarias como cavalos, se não o custo vai ser bem maior. Além do que, quem iria aceitar tratar de um warg.
Mas podem existir outros tipos de montaria. Então o mestre deve ver que tipo de animal é este que o jogador usa como montaria e tentar adivinhar qual seria as exigências de cada um deles, como pegásus, lobos selvagens, ou até dragões!
Mais uma vez estas regras são opcionais e servem apenas para dar um pouco mais de realismo em suas narrações. Mas é claro que você deve usar apenas se lhe interessar, lembrando que isso dará mais realismo a sua aventura, mais detalhes e um melhor divertimento a todos, se todos gostarem é claro.
Não quero nem imaginar o que seria necessário pagar para tratar de um dragão.

Fonte: Esta Matéria foi adaptada, a matéria original está em http://www.ogoblin.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Muito boa mantéria!

    Vou arrumar alguém pra tratar do meu dragão, ele está bem acabadinho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, não tinha pensado muito sobre isso ainda mesmo sendo mestre de longa data! Parabens ;D

    ResponderExcluir
  3. É verdade, são coisas simples que dão amis realidade ao jogo, e que esquecemos completamente a sua importância...
    Elfo, tem jeito não, o seu dragão já tá morto não está vendo!?KKKKKKKKKKKKKKKKKK''

    ResponderExcluir