Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Dicas de RPG: Miniaturas


Olá pessoal, faz tempo que não deixamos uma postagem com Dicas de RPG, então vamos logo acabar com esse " Faz tempo " e passar a fazer uma postagem agora.

O ponto em que queremos tocar, são as implementações ao RPG de mesa e virtual, principalmente em relação miniaturas.

Eles são muito bons para ter uma interação melhor do jogador com seu personagem, passá-lo para o físico mesmo, não só apenas rolagens de dados e músicas, mas um tabuleiro, delimitado por ambientes, onde o personagem pode ver batalhando contra um inimigo, ou negociando, ou seja, vendo suas ações.

As miniaturas online cresce muito rápido, como vemos no RRPG Firecast, Alysson implementa cada vez mais o Scene, fazendo-o cada vez mais interativo, de fácil manipulação, mas que não tire o divertimento dos jogadores e mestre.

A internet, programadores, imagens, possibilita esse crescimento fácil e rápido (Exigindo um empenho para tal), mas e o RPG de Mesa?
Sabemos que algumas miniaturas são caras, como de personagens específicos de filmes e quadrinhos, assim como mesmo não sendo personagens específicos, em grande quantidade acaba saindo um pouco caro(E o bolso pode andar meio furado agora né?). Há também a existência de mapas personalizados, grids, com cenários prontos, para o Mestre não precisar elaborar muita coisa, mas acho muito mais chamativo e atrativo a interação do mestre com o cenário, ele fazendo parte, desenhando, criando da forma em que ele vê o RPG!


Em uma época que eu jogava D&D, o mestre (Chamado Marcos) desenhava muito bem.. (E ainda desenha), então, propormos que ele desenha-se nossos personagens, inimigos importantes que enfrentasse-mos, pessoa importantes, objetos, locais. Claro que era trabalhoso, mas compensava, a gente via nossos personagens, tinha uma ideia melhor pra imaginar como era o RPG na cabeça dele e imaginar melhor na nossa.

Com isso, eu deixo com você um pequeno pacote com miniaturas de papel, isso mesmo, vocês podem imprimir e elaborar suas próprias miniaturas para seus jogos, um grid (Que é uma tabela com quadrados) para usar na locomoção e também para o cenário. O mestre pode implementar tudo, isso é só o início, ele pode desenhar no grid a vontade, pintar, colar figuras... Pode pegar outras fotos da internet ao seu gosto, imprimir em pequena escala e fazer outras miniaturas de papel.

Então convença seu Mestre a ser mais interativo com o cenário, ajude-o, e se precisar faça o material! A Taverna está aqui para ajudarmos uns aos outros nesse assunto que tantos gostamos em comum: O RPG.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

9 comentários:

  1. Parece legal, mas não sei como usar os mapas corretamente na aventura... Alguem me ensina?

    ResponderExcluir
  2. Man, você usa como você imagina, tem que fazer uma conversão da sua imaginação para o mapa.
    Se é uma caverna, você diz que só podem se mover por entre tais linhas, pois a caverna é estreita..
    Você consegue!

    ResponderExcluir
  3. Cada quadrado do mapa vale 1,5m no jogo, então se o personagem anda 6m, ele anda 4 quadrados.

    ResponderExcluir
  4. Você pode usar algo para limitar a passagem. Exemplo: Usavamos peças de dominó para mostrar como ficava o cenário, só podiam andar nos quadrados dentro dos dominós, como se os dominós fossem as paredes, entende?

    ResponderExcluir
  5. Funciona sim, você pode pegar de um RPG mais complexo como base, ou criar seu próprio sistema de movimento. No D&D pode se mover tantos metros (Quadrados) e fazer uma ação, ou mover o dobro de quadrados sem fazer ação alguma!

    ResponderExcluir
  6. Olha tem uma Revista Online sobre 3d&t, chamada 3d&t² que fez uma regra muita fácil sobre miniaturas para o sistema e eu utilizo pois é bem prática. Tá aqui o link se tiver curiosidade: http://issuu.com/luisbrueh/docs/revista_3d_t_-_ed._01_-_hexagon. Se gostar da ideia, é só buscar no Google que é fácil de achá-la para download.

    ResponderExcluir