Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

10 "Mitos" sobre o RPG


1. O RPG incita a violência?

Não. O RPG é apenas uma brincadeira de faz-de-conta. Ele não incita a violência, da mesma forma que brincar de Banco Imobiliário não incentiva as pessoas a entrarem no mercado de imóveis, brincar de cowboy não faz de ninguém um vaqueiro e brincar de War não faz de ninguém um militar.

2. Se não incita, porque "tantos" (na verdade dois) crimes envolvendo o RPG?

Segundo dados estatísticos compilados pelo Comitê de Divulgação do RPG, nos EUA, mostra que apenas 2% dos crimes cometidos têm envolvimento de RPGistas (jogadores ou mestres). Isso está dentro da proporção entre a população total e a população RPGista, que é de 2%, lá. Estatisticamente falando, existem mais mortes relacionadas a acidentes com cachorros da raça Yorkshire do que com jogadores de RPG.

Como agravante, não existe nenhum caso de crime relacionado diretamente com RPG no Brasil. O que houve foi um circo da mídia em volta de um jogo desconhecido, ou “bandidos espertinhos” tentando atribuir ao RPG a culpa por seus próprios atos hediondos.

3. É verdade que o Mestre é considerado "deus" do mundo do RPG?

Não. O Mestre do Jogo é uma mistura de autor, diretor de teatro e árbitro de futebol em uma sessão de RPG. Ele apresenta a situação inicial, avalia como as escolhas dos jogadores alteram essa situação e apresenta o resultado destas escolhas aos jogadores. Ele se parece muito mais com o diretor de um filme do que com um deus.

Em muitos grupos os jogadores se alternam no papel de Mestre. É verdade que o mestre tem poder absoluto dentro do jogo, mas esse poder só existe enquanto ele o usa para divertir seus colegas jogadores. Você permitiria que seu filho lesse Machado de Assis? Permitiria que ele atuasse numa peça dele? A relação disso com RPG é plena.

4. Quando (e não se) alguém perde no RPG, como ele paga sua dívida?

Não existem vencedores ou perdedores no RPG. Ele não é um jogo de competição. Não tem como objetivo derrotar os outros jogadores ou mesmo decidir um vencedor. O termo "jogo" é usado na falta de um termo melhor e indica a questão "lúdica" de jogar. Como o objetivo de uma sessão de jogo não é derrotar os outros jogadores, logo não há dívida a ser paga, porque não existem derrotados. Não se pode "ganhar" ou "perder" um jogo de RPG. O objetivo é apenas passar algumas horas divertindo-se com amigos com os quais se divide um hobby em comum. Se alguém diz a você que “ganhou ou perdeu” um jogo de RPG pode ter certeza que essa pessoa não tem a menor idéia do que está falando.

5. Porque o RPG usa dados, se não é um jogo de azar?

Primeiro, nem todos os RPGs usam dados. Segundo, muitos outros jogos como War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida entre outros também usam e não são jogos de azar. Terceiro, o RPG é um jogo no sentido lúdico de ser, uma brincadeira. Os RPGs que usam dados, têm regras para levar em conta fatores aleatórios que são independentes da capacidade de um personagem.
Existe um ditado que diz que "o futebol é uma caixinha de surpresas", ou seja, nem sempre o time favorito, com os melhores craques, é o campeão. Em um RPG é a mesma coisa: nem sempre um personagem forte e ágil consegue escalar uma árvore, por exemplo. Ele pode escorregar, um galho pode se partir. São dezenas de fatores que podem causar o fracasso ou o sucesso em uma ação. Os dados são utilizados para simular estes fatores, para adicionar um certo grau de emoção à história que está sendo contada.

6. Mas teve gente morrendo. Deveriam proibir um jogo tão perigoso.

RPG não é mais perigoso do que aeromodelismo, trabalho com miniaturas ou colecionar caixinhas de fósforos. É um hobby, um passa-tempo e nada mais. Se fôssemos proibir qualquer prática social na qual houvesse crimes e mortes o nosso querido futebol seria o primeiro a ser extinto. Morrem mais e mais torcedores de futebol a cada ano e ninguém sequer especula a possibilidade de fechar os estádios ou proibir o jogo: por que com RPG deveria ser diferente?

7. O RPG corrompe a juventude com temas demoníacos.

Nada mais longe da verdade. Os jogadores são convidados a interpretar os heróis da história. São eles que vão salvar a princesa, matar o dragão, prender o bandido, desvendar o mistério, proteger os mais fracos. A bem da verdade, existem até RPGs com temas bíblicos e religiosos nos EUA.

8. Por que você se veste de preto?

Preto é uma cor que está na moda. Ela está presente em casamentos, festas e até repartições públicas. Muitas bandas musicais adotaram a cor para fazer destaque as imagens pintadas nas suas camisetas.

Preto também é uma cor que "suja menos" que o branco, sendo por isso preferida por muitas pessoas que desempenham as mais variadas ocupações.

9. É alguma seita?

Não. O RPG não é nenhum tipo de seita, ou religião. Não passa de um hobby, um passa-tempo social. Da mesma forma que torcer para algum time de futebol ou acompanhar a carreira de um cantor ou fazer parte de um fã-clube de um ator de novelas também não é considerado "seita", o RPG também não é. Está mais para um clube informal de amigos.

10. Existe algum benefício nesse jogo?

Inúmeros. Estudos de universidades tanto nacionais como internacionais provam que o RPG, por ser uma atividade social, estimula o trabalho de equipe, desenvolve a auto-estima e combate a timidez.

Pessoas costumam jogar nos mesmos grupos por anos a fio, fortalecendo laços da amizade e companheirismo. Não fosse o bastante o RPG favorece o raciocínio lógico-matemático-dedutivo, desenvolve a capacidade de expressão e de interpretação e já está sendo usado como ferramenta pedagógica dentro da sala de aula.

O RPG também incentiva a leitura, não apenas de livros de RPG, mas de romances, história, geografia e outras ciências que a maioria dos adolescentes detesta. Outra grande vantagem do RPG é que ele é um jogo que você pode jogar com o seu filho. Imagine as horas maravilhosas que vocês dois vão passar juntos, se conhecendo e se conhecendo.

Para se ter uma idéia da importância do jogo, ele é o único permitido à bordo de missões tripuladas no espaço sideral pela NASA (agência espacial americana). Se a NASA lançar uma missão tripulada à Marte, o único jogo à bordo vai ser o bom e velho “Dungeons and Dragons” (o RPG mais jogado dos EUA).
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. UaU, isso foi estúpido.
    Eu ia fazer uma piadinha, mas eu sei que existe gente idiota o suficiente pra ainda fazer esse tipo de pergunta em pleno século XXI.

    ResponderExcluir
  2. :/
    Temos que sanar todas as dúvidas..
    Principalmente dos jovens que são induzidos a essas coisas erradas sobre o RPG!

    ResponderExcluir
  3. Marlon Moraes Lopes30 de maio de 2014 às 05:33

    Pow que da hora. Eu sempre vi o RPG como algo muito mais saudavel até que futebol (e nem gosto de futebol) afinal além de ser mais seguro ocorre muita menas morte que jogos de futebol e torcidas alucinadas por homens suados correndo atrás de bola (nada contra todo mundo gosta do que quiser). Boa matéria Arcanios. Dá mais uma rodada de cerveja elfica da boa ai que hoje é por minha conta!!!

    ResponderExcluir
  4. Opa! Saindo cerveja Élfica por conta do Marlon! UAHUAHUHAUH


    Valeu pela participação!

    ResponderExcluir