Páginas

sábado, 10 de abril de 2010

Dicas de RPG: Prisões

Trago para vocês um post sobre prisões e para começar todo mundo sabe que o RPG mais famoso do mundo é o D&D e as dungeons, ou masmorras no português, estão sempre muito presentes em todos os pontos e lugares, alguns cenários até mesmo focam nelas como suas grandes atrações como é o caso de Undermontain em Forgotten, mas poucos se lembram que essas dungeons servem ou serviram como prisões.
As prisões são locais que muitas vezes passam despercebidas pelo mestre, afinal qual a graça de trancafiar o grupo de heróis e ficar narrando a forma como eles definham sem acesso aos recursos básicos a vida? Realmente pensando nisso as prisões tem pouca utilidade, mas se talvez um PDM importante estivesse nela ou então os acesso a masmorra local fosse dentro de alguma cela?
As opções são muitas e ao adentrar numa prisão, o personagem se verá privado não só de sua liberdade mais também de seus itens, armas e ferramentas, dentro da prisão um jogador só pode contar com duas coisas, suas habilidades básicas e claro sua criatividade, fora isso muito pouco ou nada se encontrar a disposição.
Mas e se você esta entrando na prisão como guarda? Então você tem armas, autoridade e muitas coisas ao alcance das suas mãos, porém terá também muitos olhos vadios e sedentos por fazer o sangue de sua jugular ser espalhado por todo o chão. Tornando o lugar sombrio e perigoso.

Construindo Prisões:
Muitas de minhas campanhas tiveram como ponto de encontro, partida ou mesmo evento s aleatórios prisões, e durante esses muitos jogos acabei por descobrindo alguns pontos básicos de todo prisão e muitos motivos de cada uma das coisas existirem. São dicas para o mestre na hora de construir sua prisão.
  1. Certifique-se que exista apenas duas saídas, uma através da sala dos guardas e a outra guardada por não menos do que duas armadilhas e guardas.
  2. As portas devem ser fortes e resistentes e o buraco por onde entra a comida deve ser tão pequeno que dificilmente um rato passaria por ele sem ficar preso.
  3. A troca de guardas deve ser o momento em que a segurança é maior e não o ponto fraco na segurança, afinal esse será o momento em que haverá o dobro de segurança.
  4. Nunca deixe um estoque de bebidas ou coisas do tipo próximo a guarda. Numa prisão não é necessário existir vinho ou outras formas de embebedar um guarda, apenas água e um pouco de comida é necessário.
  5. Os corredores precisam levar a algum lugar que não seja a saída, todos eles devem levar ao mesmo ponto e será lá onde os guardas vão esperar os fugitivos, correr atrás dele pela prisão nunca é uma boa idéia.
Com essas pequenas dicas suas prisões se tornaram mais seguras e protegidas e seus fugitivos terão poucas chances de fugir e você como chefe da guarda não será executado em praça pública. Porém, se você é o prisioneiro precisará saber de algumas coisas para não ficar preso por muito tempo.
  1. Observe a rotina da guarda, descubra qual o melhor horário para o ataque.
  2. Não perca as esperanças, quanto mais tempo preso menor são suas chances. Em toda prisão existe algum preso antigo que conhece toda a rotina do lugar, converse com ele.
  3. Procure por falhar nas paredes e portas, sempre existe uma e ela será sua melhor chance.
  4. Antes de se esforçar, matar alguns guardas e ser procurado por todo o reino não deixe de verificar se os guardas estão dispostos a propina, isso é bem comum num mundo onde um pedaço de carne seca é a refeição de todo um mês de trabalho duro.
  5. Por mais estranho que seja os guardas da noite são sempre os mais vulneráveis, portanto aproveite.
E que daqui para frente suas prisões sejam mais divertidas e suas horas numa masmorra muito mais proveitosa, cheias de tentativas de fugas e pegar os fugitivos, e joga-los na solitária novamente.

Fonte: Esta Matéria foi adaptada, a matéria original está em http://www.ogoblin.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Quantos mais leio essas dicas, mais vontade tenho de mestrar XD
    Vlw Arcanios, esses posts são sempre uma ótima ajuda o/

    ResponderExcluir