Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tutoriais: Aprendendo a Usar o RPG Scene I


Todos nós (quem usa o RRPG) conhecemos o RPG Scene, e para quem não conhece, ele é uma ferramenta 3d para a interpretação de cenas, como as de combate por exemplo, no RRPG firecast. Pois bem, vamos ao que interessa, muita gente ainda tem dúvidas sobre como usar scenes, ou até mesmo como se movimentar nele, perdendo muitas chances de curtir ainda mais a aventura. Neste tutorial, vou abrir suas mentes para o scene, vocês vão aprender como usar o scene de forma a se aproveitar mais o programa.

Abrindo o Scene
Primeiramente, você deve estar em uma sala (sua ou não), para poder visualizar um scene. Conecte-se ao rrpg e entre em uma sala. Em seguida clique no ícone que é um escudo na parte inferior esquerda da sua tela.


Você irá se deparar com a tela a seguir:

Pois bem, se o mestre tiver liberado a visibilidade do scene então você verá a lista de scenes disponíveis, caso você seja o mestre então todos eles vão aparecer só pra você, você pode esconder ou mostrar todos os seus scenes para os jogadores. Escolha uma cena e abra.

Interface e movimentação no RPG Scene
Você vai aparecer derrepente na cena, com a sua câmera vendo de cima para baixo. Agora vamos aprender a se movimentar dentro do scene:

Começe segurando o CTRL (da direita do teclado) com seu dedo "mindinho" da mão esquerda, mantenha o resto dos dedos posicionados nas setas direcionais do teclado e vamos tentar.
Segure o CTRL e comece a clicar e arrastar seu mouse para mover sua câmera para onde desejar, depois disso use as setas direcionais do teclado para se movimentar para os cantos, cima e baixo, como se fosse no cs (mais ou menos), use estes recursos em conjunto e você vai conseguir se mover para onde quiser na cena. Agora tente usar o "Midlemouse" (o botão do meio do seu mouse), ele aproxima e afasta a câmera, te dando um ângulo perfeito. Se você usar todos estes comandos em conjunto vai poder se mover para onde quiser com maestria, basta entender os comandos e praticar um pouco.

Por enquanto é só, espero que aproveitem e pratiquem bastante, e aguardem a próxima explicação sobre o RPG Scene, valeu!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários:

  1. Porra! fiquei moh feliz quando vi este tutorial XD


    Mandou bem Elfo!

    ResponderExcluir
  2. Opa, tamo ai! ;D , pretendo continuar eles nas partes II, III e até onde eu conseguir hehe

    ResponderExcluir
  3. eu conheço aquele pontinho roxo!


    haushauhs, maça a utilização dessas cenas, fico show o recurso o/ e aproveitando para ver a utilização na prática nos nossos queridos sábados :p

    ÔOO elfo, eu fiz a historía do meuj personagem, esperando te achar para passa-la para voce.

    ResponderExcluir