Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Dicas de RPG: Mesmo Monstro, Cara Nova!


Quando o mestre e os jogadores têm os mesmo livros, as informações que o mestre poderia querer esconder em um jogo de RPG ficam livres para todo jogador que sabe onde procurar, sempre existem aqueles espertinhos que decoram todos os monstros e seus poderes, devido à isto, algumas surpresas no jogo acabam se estragando, e aí a aventura perde também sua graça.

Certo, que providências o mestre pode tomar para resolver esta questão?

1- O mestre pode pedir para o jogador fingir que não conhece o monstro, afinal nunca o enfrentou na vida, então como vai saber sobre o monstro? Ele diz que ouviu falar, mas e dai? Informações reais são raras, e aí nos pegamos numa situação até engraçada:
Imagine na taverna os PJ's (jogadores) perguntando sobre um Gorgon, e aí um dos npc's que apanhou (e muito) de um Gorgon, vai dizer que é um monstro terrível, que é invencível, com suas garras(?) aterradoras e etc, etc, vai aumentar (e muito) as habilidades do monstro.

Já um outro, que derrotou um Gorgon, vai dizer que o monstro era fraco, que suas habilidades não eram de nada, tudo pra dizer que um grande guerreiro como ele sobrepujou o monstro facilmente.
Ou talvez seja tudo ao contrário, mas vocês entenderam a idéia. Então informações de taverna sobre um monstro não são muito confiáveis.

2- Outro modo (pra mim o melhor), é mudar a cara do monstro, sem alterar estatísticas e números. Por quê? Porque o Jogador que conhece a descrição do monstro, se ouvisse algo sobre essa descrição ia saber como se proteger do monstro, então, se mudamos a cara do monstro e colocamos os poderes de um monstro conhecido o que iria acontecer? Isso sem dúvidas iria mudar os resultados do combate, além de trazer de volta a ansiedade, o gosto pela aventura e a ânsia por tentar descobrir qual a fraqueza do monstro. Com isso o jogador não vai ter como usar o conhecimento do monstro a seu favor, facilitando a vida do mestre.

Outra coisa que é interessante no mundo de Tormenta é o Carrasco de Lena, um lagarto com uma espécie de chicote na cabeça, o legal dele é que ele só recebe dano com magias de cura.
Um monstro que todo mundo no meu grupo está cansado de conhecer (palavras de Doidorotto, jogador do Rpg Online no IRPG chat).
Na vez que eles enfrentaram o Carrasco de Lena na minha mesa, que foi só um passatempo na verdade, era mais para zoar, ele apareceu com a aparência de um rato com a cauda meio laminada e cheia de farpas.
Não mudei um número da estatística do bicho. Não mudei um poder dele. Mas, eles só se ligaram que era o Carrasco de Lena na hora que eu disse para eles, depois que eles já tinham corrido do bicho. Se eles soubessem que era o Carrasco, a luta teria sido completamente diferente. E com o passar da aventura, eles enfrentaram uma seqüência de monstros conhecidos, que eles não sabiam que eram, e isso devolveu a surpresa ao jogo (e o medo dos aventureiros).
Conclusão: Pensando um pouco e mudando só alguns detalhes dos monstros, vão acabar os jogadores apelões e isso vai trazer de volta aquela surpresa legal de quando todos jogadores eram iniciantes.


Esta Matéria foi adaptada, a matéria original está em: http://www.rpgonline.com.br/
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário