Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mestrando RPG Online pelo RRPG Firecast (Parte I)

Inicialmente, essa matéria surgiu de uma conversa informal com o criador do programa de RPG online, o RRPG Firecast, AlyssonRPG. Enquanto conversávamos numa sala, comentávamos sobre as dificuldades e problemas em se jogar e mestrar RPG dentro de programas online. Movido por aquela conversa, decidi começar a escrever a respeito sobre as particularidades do RPG jogado através da internet. Sim, pois há GRANDES diferenças entre o RPG em Mesa (ao vivo) e o virtual (via programas). Dentre as principais diferenças, podemos citar:
· Os jogos virtuais são 3x mais lentos que os jogados ao vivo.
· Também é muito mais difícil manter a ordem (offs excessivos).
· Os horários para todos jogarem e a própria freqüência é comprometida (afazeres, estudos, trabalho, vida pessoal, problemas com a internet.)
· Exige o dobro de concentração e equilíbrio.
· O roleplay tende a ser mais explorado dentro do virtual, justamente por conta de serem jogados por chat (a grande maioria)
Tendo em vista essas particularidades, é que visualizar a potencialidade do RPG virtual é importante. Deixando de lado toda essa baboseira inicial, vamos ao que interessa, que é ajudar a montar sua campanha virtual.
1. Escolhendo um Sistema e um Cenário.
Antes de bolar uma campanha, ou mesmo uma aventura, é preciso pensar duas coisas: o sistema e o cenário. Muitas vezes, ambos caminham juntos (o cenário já tem seu próprio sistema), mas existem certos sistemas que se adaptam a qualquer cenário.
Por falar neles, os sistemas, é importante frisar que qualquer sistema pode ser usado para RPG online. Desde os mais simples aos mais complexos, tudo depende do seu conhecimento das regras enquanto mestre, do tipo de jogo e dos jogadores com os quais pretende jogar. Sistemas mais complexos exigem muita leitura (tanto de sua parte, quanto de seus jogadores.) e pode demandar um tempo que, no RPG online, é precioso. Afinal, um dos motivos para jogadores procurarem uma Mesa virtual é justamente pela falta de tempo para jogar ao vivo.
Porém, como já dito, não há restrições. Mas, pela minha própria experiência, existem três sistemas que se adaptam muito bem ao RPG online, que são:
3d&T Alpha: Não precisa ser necessariamente o Alpha, mas o 3d&T pela sua própria dinâmica e facilidade é um dos sistemas que melhor se adapta ao RPG online. Versátil, ágil e sem enrolações. Sem contar que pode ser baixado gratuitamente pelo site de jambo, aqui.
Mighty Blade: Idealizado pelo Coisinha Verde (Tiago Junges) o Mighty Blade é um sistema feito para campanhas medievais para iniciantes. Um sistema rápido e simples, que faz com que você monte um personagem em poucos minutos, estando em posse do Manual básico que pode ser baixado aqui.
Alchemia: Prata da casa, o Alchemia é um RPG que tem, de quebra, seu próprio cenário. Um sistema convidativo e simples, feito especialmente para novatos e para o jogo online. As regras são simples e estão compiladas no módulo básico que pode ser baixado bem aqui.
Cenário, há diversos. De medieval a cyberpunk, o que não faltam são livros, módulos e coisas para se baixar pela internet. Dentre os cenários, os que mais indico são os brasileiros Tormenta, Tagmar II e Alchemia. Não vou dar detalhes, para deixar esse assunto para um momento mais oportuno. Afinal, temos uma campanha a criar, não?
2. Criando sua sala no RRPG Firecast.
Se você já leu esta matéria, certamente já sabe sobre o RRPG Firecast e como ele funciona. Trata-se de um programa para jogar virtualmente. Aqui você pode criar sua própria sala de campanha ou mesmo entrar em outras. Nesse caso, como estamos ensinando a criar sua própria sala é só seguir a imagem abaixo:
Onde há Sala você coloca o nome que você deseja para sua sala, lembrando que colocar informações a cerca da campanha, do cenário e do sistema já no título elimina perguntas chatas como: "Mestre, qual o sistema?"; "Mestre, qual o cenário?"; e derivadas. No meu caso, escolhi o nome da sala como sendo: O Olho de Palindor - Tormenta [MB]

Teoricamente, quem entrar na sala, saberá que a campanha se chama "O Olho de Palindor", o cenário é Tormenta e o sistema Mighty Blade. E, acreditem, isso lhe poupa uma série de perguntas sem sentido. Escrito o seu nick (não há necessidade de botar Mestre como nick agora.) e o nome da sala, basta apertar o botão "Mestrar um Jogo" e voilá!

Sua sala está criada. Agora, vamos a criação de verdade... - brilho nos olhos!
3. Arquitetando sua campanha.
Chegamos na derradeira parte, a grande saga de todo mestre, o ápice da criação, o climax do gênese, ou qualquer nome que você queira dar para o simples ato de "dar vida" a sua campanha. Inclusive, esse "passo" pode anteceder todos os anteriores, pois a criação de fato está aqui. Existem várias maneiras de um mestre criar uma campanha. A mais fácil delas é baixando arquivos (há muitos espalhados pela internet, depois eu juro que posto alguns!) com Aventuras Prontas. Nesses arquivos há toda a descrição, informações, npcs e inimigos a serem enfrentados. Sua missão? Transpor do arquivo para seus jogadores.
Nesse caso, em específico, estou usando uma aventura que eu mesmo criei. Por isso costumo montar alguns arquétipos em blocos de notas com informações rápidas para me guiar. Como vocês podem ver na imagem acima, numerei algumas coisas: 1. Trata-se da senha da sala, caso coloque, para que eu possa lembrar novamente; 2. O sistema que usarei; 3. O cenário; 4. O número mínimo e máximo de vagas; 5. Horário disponível para as sessões e meu contato; e abaixo alguns links para os suplementos que usarei.
Agora você, meu caro amigo com 1d4 de inteligência pergunta: "Tá, mas pra que montar esse bloco de notas?" E a resposta está na imagem abaixo:

Dessa forma, colocando as informações já organizadas no Bloco de Notas, temos algo parecido como isso aqui no site do programa. Percebem como dessa forma, vocês já deixam BEM CLARO o que sua mesa é? Isso faz atrair o tipo de jogador que você deseja e te poupará um tempo precioso explicando coisas desnecessárias.

Outro elemento importante é bolar uma boa mensagem de boas vindas, porque ela será o cartão de visitas de sua mesa e, como diria vovó: "a primeira impressão é a que fica meu filho." Segue o exemplo que usei:
Dessa forma, quando o jogador tiver seu primeiro acesso a sala ele se deparará com o que precisa para estar ambientado ao mundo que você escolheu. Deixar links para download na mensagem de entrada é uma ótima saída para fazer os jogadores se ligarem. -ficadica

4. Dicas gerais para mestres iniciantes.

Estamos chegando ao fim desse primeira parte de uma possível série [?] sobre como mestrar RPG online. A princípio, estou mostrando como montar uma sala, em breve aprofundaremos questões sobre como montar cada seção, lidar com jogadores, criação de npcs e tudo mais. Entrentanto, como isso precisa de uma atenção toda especial, deixarei para os próximos posts da série.
Para não deixá-los de mãos abanando, meus pobres amigos ladinos, deixarei algumas dicas que adquiri ao longo dos meus quase quatro anos de experiência em RPG online:
· Contato. É importante exigir que seus jogadores deixem algum tipo de contato (msn, email, twitter, o que seja.) para que você possa enviar mensagem e notificá-los sobre as novidades da mesa. Como é difícil estar online no programa com todos os jogadores (exceto em dias de seção) é a solução mais prudente.
· Planejamento. Todo bom mestre precisa conhecer a fundo o sistema e o cenário que utiliza, até para tirar dúvidas de seus jogadores e não ser surpreendido. Por isso, sempre planeje ler antes as informações e montar as sessões previamente.
· Compromisso. Mestre é exemplo, se você faltar a sua própria seção com que moral cobrará de seus jogadores? Tente sempre estar quinze minutos na sala. Caso ninguém apareça em meia hora, saia e notifique todos por email.
· Disciplina. É preciso saber o momento de dar corda e o momento de puxá-la. Disciplinar seus jogadores não quer dizer que precisa ser autoritário, mas também tem que controlar os ânimos e fazer com que os offs não atrapalhem o jogo.
· Diversão. RPG é, sobretudo, diversão. Portanto, ao preparar uma aventura e, principalmente, ao estar narrando uma é preciso estar tranqüilo e satisfeito em fazer aquilo. Proporcionar diversão aos outros jogadores é, também, proporcionar diversão a si mesmo. Portanto, liberte sua criatividade e seja feliz!

Matéria escrita por Wall
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

4 comentários:

  1. Pow. Ótimo artigo! Na moral Twittearei eternamente auehue.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, apesar de num ter lido tudo!*Preguiça* O que li gostei muito!
    Ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Salve Wall... maneirissimo, brother.
    bjão...

    ResponderExcluir
  4. Muuuuuuuito maneira, digna de 10 pontos de experiência (brincadeira)

    /rir

    HOHOHOHOHO

    ResponderExcluir