Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dicas de RPG: Recompensas


Texto fonte: Spike
Matéria original: Rede Rpg


1. Boas Recompensas Não Precisam Ser MonetáriasCerca de seis meses atrás, meu personagem adquiriu uma casa. Ele finalmente tinha um lugar para colocar todas as suas coisas! Eu a projetei para que não fosse pequena demais, nem grande demais e que tivesse uma estrutura bem simples. Agora, era hora de decorá-la. Mas com o quê? Pois depois de todas as aventuras em que estive, todos os monstros que exterminei e todos os favores que fiz a outras pessoas, eu não tinha nada de bom para mostrar exceto moedas de ouro e alguns equipamentos mágicos.

Freqüentemente, nas campanhas, os personagens são recompensados quase exclusivamente com moedas e itens mágicos. Porém, existem muitas outras coisas que valem dinheiro do que aquelas cunhadas pelo governo/reinado. Com sorte, estas dicas ajudarão os mestres a pensar um pouco além do comum.
Algo importante a ser lembrado é que nem todos os tesouros são monetários. As pessoas podem ser recompensadas com coisas como títulos, honra ou reputação. Por exemplo, derrotar o ogre aterrorizador de vilas e pegar sua clava mostra poder. Aquele pedaço de madeira enorme não vale meia moeda de cobre (N.T.: O original era nada, mas prefiro essa expressão. =D), mas o respeito ganho por possuí-lo vale muito mais!

2. Comidas Exóticas

É hora de acrescentar algum tempero à sua campanha (trocadilho não-intencional). Na próxima vez que você estiver em um restaurante, olhe o cardápio. Note que nem tudo tem o mesmo preço. Existe uma razão para isso... algumas coisas são mais exóticas do que outras! Trufas custam mais do que cogumelos comuns porque existem menos delas. O mesmo vale para algo como costela de primeira em comparação a bife de quarta.

Aqui estão alguns exemplos de comida que servem como bons tesouros:

Carnes: Podem ser bem caras, dependendo da raridade ou do perigo para conseguí-las. Imagine o preço de filé mignon de dragão.

Ervas e Temperos: Sempre foram buscados por causa do sabor ou para preservar a comida. Na verdade, nos tempos antigos, alguns temperos eram tão raros que eram comprados e vendidos pelo grão!

Bebidas: Vinhos, chás e cervejas podem ser bem caras. Na minha campanha, um personagem encontrou uma garrafa de vinho élfico de 1000 anos. Agora, com qual freqüência você encontra uma coisa dessas?

Leite: Nós bebemos leite de cabra, leite de vaca, leite de iaque, leite de soja... Bem, leite de soja não conta, mas você entendeu o que eu quis dizer. Então, por quê não podemos beber o leite de outros animais de fantasia? (N.T.: Porque eu não quero beber leite de minotauro nem de urso-coruja....)

Doces: Açúcar, mel, chocolate (adocicado) e outras comidas doces eram raras nos tempos medievais. Pense nisso do ponto de vista de um personagem: você nunca comeu uma barra de chocolate na sua vida e então, acaba por encontrar uma. Provavelmente, você vai se perguntar “Que tipo de magia é essa?”.

3. Feras e Monstros

Apesar da crença popular, existem mais coisas valiosas em um animal além de seu pêlo. Claro, pode ser caro ou raro, mas os jogadores geralmente procurar coisas que possam valer bastante. Seu personagem não ia parecer muito mais feroz com um colar com garras de dragão?

Aqui está uma lista breve de possíveis coisas retiráveis:

Pêlo/Pele
Garras
Dentes/Presas
Crânios
Chifres
Escamas (de criaturas grandes)

Não esqueça o animal como um todo. Cabeças ou até feras inteiras empalhadas são excelentes troféus.

4. Materiais Estranhos

Então, sua espada é feita de ferro, seu colar é de ouro, seu cajado é de carvalho e seus roupões são feitos de tecido. Caramba... isso é realmente chato. Fazer itens de materiais diferentes aumenta exponencialmente seu valor.


Ouro, prata, platina, carvalho e seda são todos caros, mas comuns. Invente alguns metais exóticos que não têm outra propriedade exceto uma cor estranha ou um barulho profundo quando acertado.

Fibras podem ser feitas de plantas como algodão e linho, exceto que sejam muito mais raras. A seda nem sempre tem que vir de bichos-da-seda, pode vir de certas aranhas.

Assim como ovelhas, outros animais podem ser tosquiados e seu pêlo pode ser tecido para formar roupas.

Madeiras de terras estrangeiras podem ter uma resistência incomparável ou um cheiro muito agradável, fazendo com que valham uma fortuna!
Aqui estão alguns atributos que você pode acrescentar a materiais para torná-los mais exóticos:

Cor diferente
Muda de cor no calor/frio, sol/sombra, etc.
Cheiro agradável/desagradável
Muito resistente ou frágil
Muito flexível ou rígido
Solta um som diferente quando atingido
Tem uma tendência a atrair ou repelir algumas raças/monstros
Nunca enferruja/quebra
Não importa o quanto seja utilizado, sempre está brilhando

5. Arte

Por anos incontáveis, obras de arte foram compradas, vendidas e colecionadas. Todo tipo de obra, de pinturas, passando por gravuras até tapeçarias mágicas, pode existir em seu mundo. Até música pode ser valiosa. Uma partitura nunca antes vista criada por Mozart foi encontrada e vendida por quase um milhão de reais! As criações podem ser feitas de metal, tecido, madeira, mármore, ossos, peles, etc.

Alguns exemplos de arte seriam armamentos decorados, esculturas finamente trabalhadas, cálices incrustados com jóias ou até um jogo de xadrez cujas peças foram esculpidas a partir das presas de uma fera particularmente aterrorizante.

6. Presentes da Nobreza

Pessoas com poder deveriam poder pagar os PCs com algo melhor do que dinheiro cunhado (a não ser, é claro, que todos os personagens queiram que seja assim). Terras nas quais um PC possa construir um lar ou onde uma casa já foi construída são coisas que um nobre pode conceder. Dependendo de como é o sistema de castas na sua campanha, um PC poderia até se tornar um nobre.

Títulos como Barão ou Cavaleiro poderiam ser concedidos por Reis. Invente nomes para seus próprios títulos, como “Grande Protetor da...” ou “Guardião do...”.

Aqui estão algumas idéias para presentes de nobres:
Terras
Títulos
Casas/Navios
Servos/Criados
Soldados
Promessa solene de estar disponível se o personagem precisar de sua ajuda
A mão da filha ou filho em casamento
Pedido para que o personagem junte-se ao exército particular dele como alguém de alta patente

7. Magias

Para todos aqueles jogos com magias, esta pode ser uma dica útil. De vez em quando, um conjurador precisa de um componente raro especial para uma de suas magias. A maioria dos mestres ou faz uma aventura especial para encontrá-lo ou, de alguma forma, o coloca na campanha. Mas nem todos os componentes precisam ser obtidos em aventuras específicas. Alguns dos componentes podem ser encontrados em um tesouro normal. Gemas são os componentes mais encontrados, mas outros podem ser conseguidos dessa forma.

A melhor hora pra fazer isso é quando um jogador não estiver procurando pelos componentes. É divertido deixar que ocasionalmente seu jogador seja capaz de conjurar as magias legais sem fazer com que ele passe por aquele tipo de campanha estilo “Espanque o mago da pior forma possível para que ele finalmente conjure aquela magia... uma só vez”. Porém, como todos os tesouros, pode haver abuso.

Outra coisa é fazer com que seus jogadores adquiram magias que são conjuradas de forma diferente. Uma magia que exige apenas um mero gesto é bem mais valiosa do que a mesma magia que exige que seu mago dance como um idiota, grite “OOWANGA” e estale os dedos para conjurá-la. Magias que são mais fáceis para conjurar geralmente são mais valiosas e escondidas de forma melhor. Geralmente, você ouve sobre magias como essas em lendas ou superstições. Por exemplo, “dizem que o grande mago Huridan pode simplesmente estalar seus dedos e fazer com que relâmpagos surjam de um céu sem nuvens!”. A maioria das lendas tem um fundo de verdade. Você poderia criar uma simples aventura baseada em uma busca por esta magia no covil secreto de Huridan.

Por último, mas não menos importante, pergaminhos. Quase todos os pergaminhos que recebi até hoje foram impressos em papel. Alguns foram em papiro ou velino, mas, no geral, foram feitos com material parecido com papel. Porém, você pode escrever em qualquer coisa com uma superfície razoavelmente lisa. Descobri isso um dia, quando entrei no quarto do meu priminho e descobri que ele pintou com giz de cera metade das paredes, sua mesa e até parte de uma jaqueta de couro falso. Isso me levou à conclusão de que a escrita pode ser praticada sobre qualquer coisa. Desde então, minhas campanhas estão cheias de variações de pergaminhos.

Aqui está uma lista bem pequena das possibilidades:

Folha de metal (Procure varias os metais utilizados.)
Tábuas de argila
Marcado a fogo em madeira
No lado de trás de pinturas
Couro cru
Couro macio
Capas de livros
Gravados em armaduras
Tábuas de vidro
Barras de metal
Em Alguém, ou no próprio conjurador (Adicionado por opinião de Lebsmau)
Diretamente nas paredes (N.T.: Hmmm... vou deixar pra testar isso na casa de um jogador.)


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Muito bom. Adorei o artigo.
    Gostaria de acrescenar uma possibilidade ao pergaminho, ele pode ser tatuado em alguem, até mesmo no proprio conjurador.

    ResponderExcluir