Páginas

sábado, 13 de março de 2010

O RPG e os Reinos Esquecidos


Muitos já se divertiram bastante com jogos de tabuleiro tipo Banco Imobiliário, War, Jogo da Vida, entre outros. Posteriormente surgiram jogos mais complexos como Detetive e o Supremacia, este último sendo uma melhora do War.

Na década de 70, um americano de nome Gary Gygax, junto com seus amigos, não só jogavam mas criavam jogos de estratégia semelhantes ao Supremacia e ao War, até que tiveram a idéia de fazer um jogo de estratégia medieval. Gygax, então, escreveu, em 1972, o Dungeons and Dragons. O jogo foi evoluindo ao ponto de ser inserido um fator que mudaria toda a história dos jogos de tabuleiro: a interpretação dos personagens.
O jogo consistia na idéia de que personagens entrariam num labirinto para lutar contra monstros. Foi dado-lhe o nome de Dungeons & Dragons (Catacumbas e Dragões). Com a criação do fator interpretação no Dungeons & Dragons, surgiu o termo RPG (Role Playing Game ou Jogo de Representação) no qual jogadores poderiam interpretar não só personagens medievais como guerreiros e magos, mas também arquétipos de outros cenários, como um super-herói, um alienígena, um caubói entre outros. No RPG, um jogador chamado Mestre, conduz a história e interpreta os personagens coadjuvantes, enquanto cabe aos demais jogadores interpretarem os protagonistas da história.

Inúmeros grupos de RPG foram formados desde então. A maioria deles tinha a preferência dos jogos de cenário medieval. Com isso, em 1978, Ed Greenwood adaptou um cenário de fantasia criado por ele em 1967 ao RPG, onde se passavam as aventuras as quais ele mestrava (apresentava e gerenciava o jogo para os jogadores). O nome do cenário é Forgotten Realms, ou "Reinos Esquecidos".

A primeira edição de Forgotten Realms foi lançada em 1987. O sistema adotado foi o AD&D, sucessor do D&D. O AD&D ou Advanced Dungeons & Dragons (Catacumbas e Dragões Avançado) era um sistema bem mais completo. Posteriormente também foi desenvolvida a 2º edição de Forgotten Realms.

A esta altura Forgotten Realms já era o melhor e mais famoso cenário de RPG, pois, além de apresentar um mundo completamente vasto de fantasia tinha os personagens mais carismáticos.

Com o passar dos anos foram lançados livros de expansão, livros fonte, aventuras e romances de Forgotten, até que finalmente veio a 3º edição, acompanhando a criação do D&D 3º edição.

O RPG foi crescendo cada vez mais, e durante anos conseguiu fãs de todos os cantos do mundo, idade, sexo, cor e raça. Com seu total crescimento, o RPG foi vítima de muitas acusações, preconceito e alvo de muitas mentiras que rondam a sua esquemática até os dias de hoje. RPG é uma coisa saudável e que estimula a mente, jogue RPG por diversão e jogue de forma sadia, e seja mais um fã deste maravilhoso Hobby, o RPG.

Fonte: Matéria modificada de Últimos dias de Glória
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

3 comentários: